Blog

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Produtividade: Característica ou condição do que é produtivo. Capacidade de produzir. Aquilo que as organizações diariamente batalham para ter. Buscar a produtividade no trabalho é ampliar as vantagens competitivas, é fazer mais com menos e com qualidade.

Sendo assim, é bom entender que uma empresa que tem bons índices de produtividade no trabalho é aquela que consegue ter uma produção maior em menos tempo, com menos recursos e sem perder a qualidade do seu produto ou serviço.

O Brasil não é um dos países mais reconhecidos pela sua produtividade, representando um total de US$ 16,75 por hora, que reproduz apenas 25% do que é produzido nos Estados Unidos, por exemplo (US$ 67 por hora) (ECONOMIA UOL, 2019).

Segundo a mesma pesquisa, alguns dos principais pontos que causam esta baixa representação e produtividade do brasileiro são:

• Baixa qualificação e capacidade dos trabalhadores (capital humano)
• Tecnologia atrasada e mal administrada nas empresas (capital físico)
• Investimento caro e abaixo do necessário (capital financeiro)
• Infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos insuficientes e sucateados)
• Burocracia complicada
• Ambiente de negócios perverso

Mas quando falamos em produtividade, desta forma, entendemos que há uma necessidade pessoal e uma tecnológica. Ou seja, precisamos que as pessoas tenham iniciativa e que tenham a tecnologia necessária para produzir algo.

Uma pessoa produtiva não é aquela que pratica milhares de ações ao mesmo tempo, mas quem se organiza a ponto de conseguir realizar tarefas bem feitas em tempo hábil.

Para ajudar você a ter mais produtividade no trabalho ou no que você atua, nós separamos 5 dicas infalíveis que podem ajudar. Então pegue aquele cafézinho (ou chá) e aproveite a leitura!

1. Tenha metas e objetivos bem definidos

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Primeiramente, definir aquilo que que deve ser feito para cada função dentro de uma empresa é essencial para um bom trabalho. Ao definir suas metas e objetivos, cria-se um guia para o planejamento organizacional que colabora na produtividade.

Para isso, utilize metodologias como SMARTOKRs ou outras, estruturadas para criar metas e mensurar os resultados. Essas metodologias têm alguns diferenciais e vantagens singulares, planejadas estrategicamente para oferecer os melhores resultados. Veja abaixo como aplicar essas metodologias!

Metodologia SMART

A metodologia SMART é uma técnica representada pelo acrônimo composto pelas palavras Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based, que representam a ação de:

• S (Specific): Seja específico ao definir suas metas.
• M (Menssurable): Defina objetivos mensuráveis.
• A (Achievable): Defina objetivos atingíveis.
• R (Realistic): Defina objetivos relevantes para a empresa.
• T (Time-based): Defina prazos para os objetivos.

Metodologia OKR

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é muito utilizada por grandes empresas, como Google e Spotify, na busca por alinhar toda a empresa em uma mesma direção. Essa técnica é composta de dois tópicos:

• Os Objetivos: a definição daquilo que se busca alcançar.
• Os Key Results: as métricas utilizadas para mensurar o progresso até o objetivo.

Essa técnica pode ser aplicada através da fórmula criada por John Doerr, investidor tecnológico famoso na área. Sua fórmula de metas é bem estruturada através da simples frase:

Eu vou (Objetivo), medido por (Key Results).

2. Defina claramente as funções

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Em segundo lugar, outro ponto a ser destacado quando queremos alcançar uma boa produtividade no trabalho, é a distribuição de funções e tarefas. É necessário conhecer todos os colaboradores envolvidos no planejamento e quais são seus pontos fortes e fracos. Delegar a tarefa errada para um colaborador pode acabar diminuindo a produtividade porque a pessoa não tem capacidade suficiente para realizar aquela tarefa.

É necessário ter um bom líder e conhecer a equipe a fundo antes de qualquer decisão. O planejamento desta ação pode mudar os resultados no futuro, de forma positiva ou negativa.

Você pode realizar essa ação após uma análise de perfil da sua equipe, baseando em competências e comportamento. Assim, você poderá entender o que pode melhorar na equipe, quem ficaria melhor em qual função. Questionar e se aproximar de quem trabalha com você facilita aprender como alcançar os melhores resultados!

Converse!

3. Qualifique e treine sua equipe

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Depois de encontrar as falhas que os colaboradores têm em suas áreas, é necessário criar ou melhorar a competência necessária. Ou seja, neste momento, ao invés de revirar a sua empresa e demitir colaboradores, você pode ensinar e guiar cada um deles. Assim, o turn over da sua equipe diminui e a quantidade de conhecimento da equipe aumenta.

É possível fazer isso de diversas formas:

 

• Treinamentos específicos (presenciais ou EAD)
• Palestras (internas e externas)
• Workshops
• Webinars
• Cursos
• Experiências
• Rotação de funções

Você pode fazer tudo isso e muito mais, mas sempre lembre-se de entregar feedbacks a cada um dos colaboradores, mostrando onde sua produtividade pode ser melhorada e quais são os resultados que ele deve alcançar!

4. Crie um ambiente de trabalho humanizado

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Seus colaboradores não são robôs, são pessoas de carne e osso com sentimentos necessidades que precisam ser preenchidas para chegar aos bons resultados. Ao criar um ambiente de trabalho mais receptivo, a evolução da produtividade no trabalho é muito clara.

Invista em um ambiente saudável e agradável, que ofereça certa liberdade de ação aos colaboradores. Um cafezinho, um chá, decoração alegre e calorosa são algumas das coisas que já mudam muito o cenário de trabalho fisicamente.

Reconhecendo os resultados, motivando e oferecendo o cuidado e a liberdade aos colaboradores, você consegue criar um ambiente mais produtivo e animado, no qual os colaboradores vão animados trabalhar.

Colaboradores felizes rendem muito mais que colaboradores estressados e tristes.

5. Utilize a tecnologia ao seu favor

5 dicas para ter mais PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Com a Era Tecnológica na qual estamos vivendo, usar as inovações ao seu favor é um grande passo. Todos os dias novas ferramentas e softwares surgem para realizar as mais diversas atividades, diminuindo custos e tempo, e aumentando a produtividade.

Gestão de pessoas, de tempo, de produtividade, de planejamento, financeiro e outras dezenas de outras soluções que já existem para facilitar o trabalho organizacional e gerar os melhores resultados. É só escolher o que quiser.

Quando você utiliza das oportunidades que o mercado mesmo oferece, aumenta as chances de crescer!

Faça sua empresa ter mais produtividade no trabalho e veja os resultados acontecendo! Sucesso!

VEJA TAMBÉM: