Blog

7 Competências ESSENCIAIS para um empreendedor!

Para você, existem empreendedores natos, ou as pessoas se tornam empreendedoras?

Bem, para nós, o talento sem aplicação não basta, é necessário analisar se você tem as competências essenciais para um empreendedor e perceber se você já as tem ou precisa construir esse aprendizado.

“aventurar-se no insólito mundo dos negócios sem a qualificação necessária pode ser e tem sido desastroso.”

Segundo o gráfico, baseado em um relatório da Global Entrepreneurship Monitor, podemos observar que: quanto menos escolaridade, maior a probabilidade de um brasileiro se tornar empreendedor. Mas será que isso é correto e duradouro? Afinal, no Brasil, 21% das empresas quebram no primeiro ano e 6 a cada 10 empresas fecham em até 5 anos.

O estudo poderia estar intrinsecamente relacionado à esse fechamento? Essa dúvida é muito pertinente, mas não totalmente correta. Porque mesmo não tendo em sua maioria o fundamental completo, são estes que mais representam a taxa de empreendedores estabelecidos no mercado. O que os difere? As suas competências.

Competências são um conjunto de conhecimentos (saber conceitual/teoricamente), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber agir) necessárias em determinada função. São elas que regem se você consegue ou não realizar determinado trabalho e o que precisa aprender ou não.

Competência é um termo que surgiu na gestão de Recursos Humanos (RH) na década de 1970 e até hoje se perpetua no mundo corporativo. Segundo o dicionário, significa:

“1. capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado; idoneidade. 2 . soma de conhecimentos ou de habilidades.”

Para Philippe Zarifian, um grande autor e contribuinte da área, competência é:

“tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações”

Mas você imagina quais são essas competências essenciais para um empreendedor? Nós vamos falar sobre isso agora mesmo!

Senso de oportunidade

Uma das competências essenciais para um empreendedor é a capacidade de criar oportunidades em todos os ambientes. Ele deve saber antecipar os fatos, analisar as situações e saber como tirar uma oportunidade delas. O senso de oportunidade é uma competência que mostra a mentalidade de um empreendedor.

Uma pessoa extremamente negativa nunca vai se abrir a novas chances. Uma pessoa positiva sempre verá o melhor e pode acabar entrando em um problema. Uma pessoa com senso de oportunidade se abre à análise da situação de forma prática, crítica e rápida, prevendo pontos fortes e fracos, benefícios e riscos.

Persuasão

Ter a competência de persuasão é saber como convencer as outras pessoas com suas ideias e soluções. Um empreendedor precisa ser persuasivo se deseja realizar alguma coisa, pois além de conseguir promover mudanças e vender seu produto ou serviço, ele também consegue criar uma rede de contatos muito grande.

Porém, a persuasão também vai além disso. Ela se trata de saber conversar e se expor, conectar e transformar através de informações. O que quero dizer com isso? Alguém persuasivo não convence você apenas pelo jeito que fala, mas sim pelo O QUE fala. Afinal, se não houver argumentos bons o suficiente, ninguém investiria ou compraria no negócio.

A persuasão também se aplica aos próprios colaboradores, onde um empreendedor persuasivo consegue melhorar o ambiente e torná-lo mais

Liderança

Um empreendedor precisa ter senso de liderança. Se existe um objetivo a ser alcançado, o líder precisa ser aquele que consegue guiar a todos, não apenas mandar, e chegar ao final com os melhores resultados na bagagem.

Ser líder é diferente de ser chefe.

Um líder é aquele que, acima de tudo, tem respeito por seus colaboradores e os guia, não apenas em uma relação de manda-obecede. Ao aproximar-se de seus colaboradores, um líder consegue transformar a produtividade, a qualidade das ações e o contato interno. Ter a competência da liderança é para poucos, mas com o tempo, ela pode ser desenvolvida.

Responsabilidade

Pessoas que têm responsabilidade, também têm persistência e coragem para assumir os riscos e não desistir. Quem é responsável é capaz de demonstrar iniciativa e autoconfiança, são energizados pelos obstáculos e não criam problemas.

“1. obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros. 2.caráter ou estado do que é responsável.”

A responsabilidade se trata não apenas de uma das competências essenciais para empreendedores, mas de uma ação necessária para toda a empresa. Afinal, após qualquer atitude, seja ela com bons resultados ou não, a pessoa responsável tende a assumir o que acontecer e aprender com os erros.

Otimismo e dinamismo

Ter as competências de otimismo e dinamismo é saber reagir bem em todos os momentos. Entender as dificuldades e saber lidar com elas, tendo a capacidade de agir quando necessário, através de atitudes rápidas e soluções que colaborem na resolução dos problemas.

Ou seja, quando um empreendedor é otimista e dinamista, ele entende que existam problemas a serem resolvidos, mas que, em uma situação complicada, o desespero não serve de nada, apenas para atrapalhar. Um otimista é positiva quando à certas situações, mas seu dinamismo permite que ela entenda os erros e não os aceite.

Assim, se há um problema, ele precisa ser resolvido.

Não importando-se no momento quem o causou, mas sim como resolver. Isso porque todos nós sabemos que, quando algo acontece, a primeira ação é culpar alguém. E em uma empresa, o jogo da culpa pode atrasar a resolução do problema e causar outro maior ainda!

Habilidades Interpessoais

Ter habilidades interpessoais também é uma das competências essenciais para um empreendedor. Essa competência inclui várias outras habilidades, como a comunicação eficaz e persuasiva, o bom relacionamento, a mente aberta a novas ideias.

Habilidade interpessoal é a característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões.

Assim, um empreendedor com habilidades interpessoais não significa ser extrovertido, como muitos acreditam, mas uma pessoa que se expressa e se posiciona bem. Ele consegue transmitir tudo o que deseja através da fala, dos gestos e da audição. Mais do que saber falar, é saber ouvir e entender o assunto.

Flexibilidade

A flexibilidade é a competência de se adaptar aos diferentes ambientes, seja interno ou externo, e conseguir driblar uma dificuldade através do jogo de cintura. Essa competência representa a resistência a frustrações e a habilidade de fazer transformações sem afetar uma entrega final.

“1. qualidade do que é flexível, maleável. 2. facilidade e ligeireza de movimentos; agilidade, elasticidade, elegância.”

Então, ao ser flexível, um empreendedor se deixa levar pelas oportunidades do mercado e se molda às necessidades, sejam elas da empresa, sejam elas de seus consumidores. Ele se transforma e se adapta.

Chegamos ao fim da lista de competências essenciais para um empreendedor! Mas não fica triste não! Aproveita para ler nosso artigo sobre criatividade ao empreender também e transforme seu negócio!

VEJA TAMBÉM:

assembleia-geral-ordinaria

Assembleia Geral Ordinária

Prezado(a) Senhor(a) Cumprimentando(a) cordialmente, venho por meio deste, convida-lo(a) para Assembleia Geral Ordinária da Fampesc, que será realizada no dia 4 de fevereiro com sua

Leia mais »