Você sabe o que é um funil de vendas e quais as diferentes formas de aplicá-lo ao seu negócio? É sobre isso que vamos falar hoje! Acompanhe!
O que é um funil de vendas?
Um funil de vendas, também chamado de pipeline, é a jornada que um cliente realiza do primeiro contato até a finalização da compra. Conhecer essa jornada é essencial para uma empresa pois dessa forma ela terá controle sobre o que oferecer em cada estágio para gerar uma venda efetivamente.
Quais são as etapas de um funil de vendas?
Um funil de vendas, em sua estrutura, possui três estágios específicos: topo, meio e fundo, que também são representados pelas siglas ToFu, MoFu e BoFu, respectivamente. É através destas etapas que o consumidor passa e por isso é necessário entender cada uma delas:
Topo de funil
Por primeiro, estamos no topo de funil, ou seja, no momento de aprendizado e descoberta onde a pessoa que você deseja alcançar não sabe que tem um problema. Ela simplesmente não sabe que existe essa demanda e você, como empresa, precisa deixar isso claro e se apresentar como especialista.
Neste momento, forneça materiais que colaborem para que seu consumidor descubra esse possível problema.
Meio de funil
Em seguida, o consumidor passa para o Meio do Funil, ou seja, agora ele reconhece que tem um problema e está considerando uma solução. Nesta fase do funil de vendas, o consumidor quer saber como resolver o seu problema e é este o seu trabalho.
Ofereça dicas e técnicas que possam colaborar na resolução, sem deixar claro que você quer vender, e sim, ajudá-lo.
Fundo de funil
Por fim, o cliente chega ao fundo do funil como uma pessoa qualificada para compra (MQL). Depois de entender que tem um problema e tentar resolvê-lo, agora o seu possível cliente entende que um produto ou serviço podem ajudá-lo.
Dê aquela ajuda para ele conhecer seu produto ou falar com algum consultor, ou seja, um contato direto com um profissional de vendas.
Diferentes formas de aplicar o FUNIL DE VENDAS
Agora que você já sabe como um funil de vendas funciona, que tal colocá-lo em prática? Separamos alguns modelos bem explicativos feitos pela Mentalidade Empreendedora de como o funil de vendas é utilizado no marketing que podem te ajudar em alguns casos!
Funil de bestsellers
Funil de lançamento de produtos
Funil de vendas para produtos físicos
Funil de iscas digitais
E então? Vamos colocar o funil de vendas para funcionar? Agora que você tem tudo em mãos, estruture um plano estratégico com mais sucesso e faça mais vendas entendendo o consumidor!