Instruir e educar seus clientes é essencial para trazer bons resultados em vendas. Por esse motivo, vamos te explicar como fazer marketing de conteúdo em e-commerce e qual a importância disso! Vem com a gente!
Marketing de conteúdo é a moeda de troca do século. Essa afirmação se torna mais clara a cada ação no mercado, quando percebemos a necessidade de criar uma estratégia de vendas que gere resultado.
Em uma era de internet e informação, precisamos saber lidar com uma jornada de consumidor mais extensa e um cliente mais exigente.
Mas o que é marketing de conteúdo?
Segundo Joe Pilizze, o estadunidense fundador do Content Marketing Institute, marketing de conteúdo é:
“uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido — e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”
Ou seja, é gerar o conteúdo certo, no momento certo, para a pessoa certa, com o objetivo de gerar uma pessoa interessada e consequentemente uma venda.
Por que utilizar o marketing de conteúdo?
Utilizar marketing de conteúdo em e-commerce, em sites ou outras plataformas é essencial por sua taxa de conversão: empresas que utilizam conteúdo têm mais conversões.
Isso acontece porque as pessoas não estão atrás de anúncios e sim de informações que possam ajudá-las quando precisarem. Você precisa ser quem vai mostrar para essa pessoa que ela tem um problema e como resolvê-lo.
Em um e-commerce, ou seja, loja virtual, é preciso entender também como o consumidor se sente em relação à plataforma ou à empresa. Ainda existe receio em compras online, então você precisa passar confiança e mostrar para esse possível cliente que ele não precisa se preocupar.
Então, o marketing de conteúdo em e-commerce não serve apenas para informar, mas para assegurar.
Por onde começar o marketing de conteúdo em e-commerce?
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e qual sua importância, vamos pensar em como aplicar à rotina de e-commerce!
1. Quem é a sua persona?
Antes de mais nada, defina a persona que você deseja alcançar, ou seja, seu cliente ideal, baseado nos dados de público-alvo, com personalidade e desejos pessoais. Sua persona é a pessoa com quem você vai conversar, então você precisa saber como ela fala e age.
Definindo essa persona, você conseguirá trazer mais resultados para sua estratégia!
2. Qual a jornada dessa persona?
Em seguida, descubra qual a jornada de compra da sua persona, do seu cliente. Entenda por quais etapas um visitante passa até se tornar um cliente fiel: ele te encontra pelo Google, pelas redes sociais ou por mídias off? Ele pede ajuda, fala com as pessoas, ou compra direto? Ele pesquisa outras fontes de informação? Quais?
Conheça esse caminho de funil: atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar.
Saiba o que acontece em cada etapa e o que você pode oferecer ao seu cliente que pode ajudá-lo a chegar à compra final com sucesso.
3. Onde você vai publicar esses conteúdos?
Depois de descobrir por quais meios seu cliente passa, você precisa definir quais meios você vai usar para distribuir seu conteúdo. Site? Blog? Fanpage? Redes Sociais? Email Marketing?
Existem diversas opções de contato, mas nem todas são necessárias. Você precisa estudar quais caminhos serão eficazes para transmitir sua mensagem, sem se tornar maçante.
4. Quais formatos você vai utilizar?
Definindo o meio você define o formato. Existem várias opções de ações para compartilhar conteúdo, como por exemplo: blog posts, ebooks, vídeos, imagens, infográficos, stories, slides, artigos…
Escolha as melhores opções para o seu negócio, seguindo a estratégia planejada para a persona. Não esqueça que cada etapa da jornada precisa de algo para levar o visitante pela mão até a próxima fase, até a venda.
5. Sobre o que você vai falar?
Agora é o momento de você definir uma pauta de conteúdos com calendário de postagens. Estruture o conteúdo sobre o qual você falará, pensando em cada fase da jornada de compra.
Quais problemas seus clientes têm? Como você pode ajudar? O que você pode oferecer para ajudá-lo? Siga a linha de acompanhar o cliente até mesmo após a sua compra. Entenda as dúvidas e reclamações e saiba resolvê-las
6. Acompanhe as tendências
Por fim, mas não menos importante, fique atento às tendências do seu setor. Entenda seu mercado e saiba quais são as ações e produtos que poderão ser melhorados e como você utilizará isso na sua empresa.
Faça com que os visitantes do seu e-commerce saibam que você é antenado e que você pode oferecer o “produto do momento” e qualquer novidade que o mercado ofereça. Seja o primeiro!
Chegamos ao fim deste artigo, mas não no fim do aprendizado sobre marketing de conteúdo em e-commerce! Continue estudando sobre o assunto e faça seu negócio decolar! Saiba mais conteúdos para vendas e marketing aqui no nosso blog!