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Gestão por Competências: o que é e como aplicar?

Gerir os colaboradores nunca foi e nunca será uma tarefa fácil, afinal, estamos falando de gerir pessoas, com gostos, desejos, conhecimentos e necessidades diferentes. Várias metodologias foram criadas para ajudar o setor de Recursos Humanos (RH) com a gestão dos colaboradores, mas poucas são utilizadas nos dias atuais pela dificuldade do alinhamento com os objetivos da empresa.

A metodologia que vem ganhando cada vez mais forma e força é a Gestão por Competências, pois com ela é possível otimizar os resultados e aproveitar tudo o que o colaborador pode oferecer, na área certa.

Mas você, primeiramente, sabe o que é essa gestão? Que tal descobrir com a gente?

O que é Gestão por Competências?

A Gestão por Competências nada mais é que a escolha e gerenciamento dos colaboradores a partir de suas competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – alinhados com a área em que atuam.

A metodologia de Gestão por Competências é muito mais que uma forma de administrar os colaboradores de uma empresa. Ela busca colocar cada pessoa com a função que mais se encaixa no seu perfil, alinhando suas competências. Estas por sua vez, são o conjunto de:

Conhecimentos

É o que uma pessoa conhece teoricamente, que está tácito em sua mente.

Habilidades

É o que uma pessoa sabe fazer, a prática. Em tese um colaborador deveria ter a união de conhecimentos e habilidades, mas nem sempre essa combinação é possível.

Atitudes

É como uma pessoa age, atua. Não adianta ter conhecimentos e habilidades e não ter a disposição para atuar.

Essas competências, definidas previamente, buscam mesclar a individualidade de cada colaborador, alinhando com o que a empresa precisa. Essa otimização oferece uma economia de tempo e dinheiro em contratações, diminuindo a rotatividade e potencializando os resultados.

Mas você tem ideia de como isso funciona na prática? Descubra agora mesmo:

Como aplicar a Gestão por Competências?

Até aqui aprendemos o que é a Gestão por competências e o que são as competências em si. Para implantar essa metodologia de gestão em uma empresa, é necessário primeiro entender que ninguém é igual. Cada pessoa possui um diferencial.

1. Mapear as necessidades

É necessário saber onde a empresa está e onde quer chegar. Para isso, é necessário avaliar o desempenho de cada colaborador em sua área, colher feedbacks e relatórios de RH, e realizar o mapeamento das competências, definindo as aptidões necessárias para cada função. Dessa forma é possível cruzar as informações coletadas e mensurar os objetivos da empresa com a Gestão.

2. Gerir a mudança

Em uma empresa, é impossível começar do zero, por isso é necessário realizar ajustes graduais nas estruturas do RH, seguindo as necessidades já mapeadas. Para isso, é necessário que os cargos tenham as competências necessárias bem definidas e as contratações sejam baseadas nestas mesmas competências. Da mesma maneira, avaliações de desempenho devem ser realizadas de forma periódica, de forma a identificar as competências e a evolução no desenvolvimento.

3. Treine seus colaboradores

Ao perceber uma grande distância entre um área e a aptidão de algum colaborador, é necessário conduzir essa pessoa até o CHA que ela precisa. Isso é possível oferecendo cursos (presenciais ou online), palestras, webinars ou até treinamentos corporativos com empresas especializadas. Assim, a empresa pode manter aqueles colaboradores, aumentando a qualidade e a produtividade, otimizando os resultados.

4. Mensure os resultados

Pode parecer bem clichê, mas é necessário criar uma forma de avaliação dos resultados, e realizá-lo de forma constante, coletando feedbacks de todos os departamentos.

Chegamos ao final do artigo e queremos saber se você está animado para implantar a Gestão de Competências na sua empresa! Deixe um comentário e vamos conversar 🙂

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