Contato

5 DICAS PARA TER MAIS PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

23/10/2019 #Artigos

Produtividade. Característica ou condição do que é produtivo. Capacidade de produzir. Aquilo que as organizações diariamente batalham para ter. Buscar a produtividade no trabalho é ampliar as vantagens competitivas, é fazer mais com menos e com qualidade.

Uma empresa que tem bons índices de produtividade no trabalho, tem um grande diferencial, afinal, conseguem ter uma produção maior, em menos tempo, com menos recursos e sem perder a qualidade do seu produto ou serviço. Dessa forma, saber como gerar essa produtividade é de suma importância para o sucesso.

Para te ajudar, separamos 5 dicas infalíveis para gerar produtividade no trabalho. Se acomode no sofá e aproveite a leitura!

 

1. Tenha metas e objetivos bem definidos

 

Definir aquilo que que deve ser feito para cada função dentro de uma empresa é essencial para um bom trabalho. Ao definir metas e objetivos, cria-se um guia para o planejamento organizacional que colabora na produtividade.

Para isso, utilize metodologias como SMART, OKRs ou outras, estruturadas para criar metas e mensurar os resultados. Essas metodologias têm alguns diferenciais e vantagens singulares, como vamos falar agora.

A metodologia SMART é uma técnica representada pelo acrônimo composto pelas palavras Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based, que representam a ação de:

 

S (Specific): Seja específico ao definir suas metas.

M (Menssurable): Defina objetivos mensuráveis.

A (Achievable): Defina objetivos atingíveis.

R (Realistic): Defina objetivos relevantes para a empresa.

T (Time-based): Defina prazos para os objetivos.

 

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é muito utilizada por grandes empresas, como Google e Spotify, na busca por alinhar toda a empresa em uma mesma direção. Essa técnica é composta de dois tópicos:

 

Os Objetivos: a definição daquilo que se busca alcançar.

Os Key Results: as métricas utilizadas para mensurar o progresso até o objetivo.

 

Essa técnica pode ser aplicada através da fórmula criada por John Doerr, investidor tecnológico famoso na área. Sua fórmula de metas é bem estruturada através da simples frase:

Eu vou (Objetivo), medido por (Key Results).

 

2. Defina claramente as funções

 

Outro ponto a ser destacado quando queremos alcançar uma boa produtividade no trabalho, é a distribuição de funções e tarefas. É necessário conhecer todos os colaboradores envolvidos no planejamento e quais são seus pontos fortes e fracos. Delegar a tarefa errada para um colaborador pode acabar diminuindo a produtividade porque a pessoa não tem capacidade suficiente para realizar aquela tarefa.

É necessário ter um bom líder e conhecer a equipe a fundo antes de qualquer decisão. O planejamento desta ação pode mudar os resultados no futuro, de forma positiva ou negativa.

3. Qualifique e treine sua equipe

 

Depois de encontrar as falhas que os colaboradores têm em suas áreas. É necessário criar ou melhorar a competência necessária. É possível fazer isso de diversas formas:

 

 

Você pode fazer tudo isso e muito mais, mas sempre lembre-se de entregar feedbacks a cada um dos colaboradores, mostrando onde sua produtividade pode ser melhorada e quais são os resultados que ele deve alcançar.

4. Crie um ambiente de trabalho humanizado

 

Seus colaboradores não são robôs, são pessoas de carne e osso com sentimentos necessidades que precisam ser preenchidas para chegar aos bons resultados. Ao criar um ambiente de trabalho mais receptivo, a evolução da produtividade no trabalho é muito clara.

Invista em um ambiente saudável e agradável, que ofereça certa liberdade de ação aos colaboradores. Um cafezinho, um chá, decoração alegre e calorosa são algumas das coisas que já mudam muito o cenário de trabalho fisicamente. Reconhecendo os resultados, motivando e oferecendo o cuidado e a liberdade aos colaboradores, você consegue criar um ambiente mais produtivo e animado, no qual os colaboradores vão animados trabalhar.

Colaboradores felizes rendem muito mais que colaboradores estressados e tristes.

 

5. Utilize a tecnologia ao seu favor

 

Com a Era Tecnológica na qual estamos vivendo, usar as inovações ao seu favor é um grande passo. Todos os dias novas ferramentas e softwares surgem para realizar as mais diversas atividades, diminuindo custos e tempo, e aumentando a produtividade.

Gestão de pessoas, de tempo, de produtividade, de planejamento, financeiro e outras dezenas de outras soluções que já existem para facilitar o trabalho organizacional e gerar os melhores resultados. É só escolher o que quiser.

 

Faça sua empresa ter mais produtividade no trabalho e veja os resultados acontecendo! Sucesso!

 

Deixe seu comentário

Novidades Relacionadas

Ver mais

Horário de atendimento: 8h00 às 12h e das 13h às 17h30

Onde estamos: Av. Rio Branco 387, 5º andar | Centro CEP 88015-201 | Florianópolis/SC

Todos os direitos reservados. FAMPESC 2016.

Por NacionalVOX