Contato

CRIATIVIDADE AO EMPREENDER: POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

25/09/2019 #Artigos

Empreender nos dias de hoje no Brasil não é o trabalho mais simples do mundo, a batalha diária para ganhar espaço e crescer no mercado é necessária, mas traz bons resultados. Uma das competências que diferencia o brasileiro do resto do mundo, é principalmente a sua criatividade.

Sendo um dos países mais empreendedores, o Brasil usufrui de muitas oportunidades, entretanto, abrir a empresa é bem mais fácil que mantê-la ativa. Por esse motivo, para se fixar no mercado é preciso utilizar a criatividade e arrebentar no diferencial, pensando nas principais características da sua empresa que podem ter destaque.

Mas de que maneira podemos fazer isso?

COMO UTILIZAR A CRIATIVIDADE PARA SER DIFERENTE?

A primeira coisa a se fazer, é pensar em algo que ninguém nunca fez. Óbvio que esta busca é o que todo mundo deseja, mas ao procurar soluções, ideias, problemas, quebrando padrões, é possível sair pensar fora da caixa e pensar sem limites.

Quando nos colocamos limites, acabamos perdendo muitas ideias que poderiam ser revolucionárias. Algumas das ferramentas e técnicas criativas mais utilizadas são:

BRAINSTORMING

A principal ferramenta para essa quebra, é o brainstorming, criado pelo estadunidense Alex Osborn traduzido como “tempestade de ideias”. A ideia dessa técnica é realizar um debate de ideias, onde em um momento, todas as ideias que surgirem na mente da equipe são anotadas, até mesmo as mais milaborantes, sem nenhum tipo de interferência. Depois desse momento, as ideias são analisadas uma a uma, de forma que no final, a idealização da ideia final surge.

SCAMPER

O Scamper é uma ferramenta para geração de ideias, normalmente feita antes do brainstorming. Suas respostas são formadas pelo acróstico:

 

Substituir: como gerar novos significados?

Combinar: como conectar as ideias?

Adaptar: é possível gerar um novo uso?

Modificar: como atribuir um novo ponto de vista?

Propor novos usos: como gerar nova utilidade?

Eliminar: como simplificar o produto ou serviço?

Reorganizar: é possível alterar o padrão?

 

As ideias geradas pelo SCAMPER não saem prontas, é necessária muita comunicação e planejamento para serem avaliadas e validadas.

MAPA MENTAL

Os mapas mentais, mapa conceitual ou mapa da mente, é uma forma de organização de pensamentos através de um diagrama, criado pelo psicólogo Tony Buzan. Seu principal objetivo é conectar ideias a partir de uma informação central, ligando a mais e mais ideias.

DESIGN THINKING

O Design Thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas com ajuda coletiva, mapeando as experiências e necessidades, identificando oportunidades de inovação, desenvolvendo essa oportunidade de inovação, prototipar a ideia e implementá-la.

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta muito utilizada no mercado, onde basicamente, algumas perguntas devem ser respondidas para chegar a conclusão mais satisfatória na resolução de um problema ou na criação de algo. Para isso, então, é preciso responder:

 

What: o que?

Who: quem?

When: quando?

Where: onde?

Why: por que?

How: como?

How much: quanto?

 

Essas ferramentas colaboram na criatividade empresarial, mas também é necessário entender que criatividade é repertório. Manter-se atualizado sobre os mais diversos assuntos ajuda e mundo quando for a hora de criar. Veja filmes, séries, noticiários, leia jornais, livros e revistas, assista palestras e webinars, faça cursos. Não fique parado! Vá criar! :)

Deixe seu comentário

Novidades Relacionadas

Ver mais

Horário de atendimento: 8h00 às 12h e das 13h às 17h30

Onde estamos: Av. Rio Branco 387, 5º andar | Centro CEP 88015-201 | Florianópolis/SC

Todos os direitos reservados. FAMPESC 2016.

Por NacionalVOX