Contato

Marketing digital: por onde começar?

25/11/2020 #Artigos

O marketing digital vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Cada vez mais é necessário estar nesse mundo online para vender. Mas você sabe por onde começar?

11 etapas para construir uma campanha de marketing digital com foco em  resultados

Sem dúvidas, a tecnologia está afetando muito nossa vida em sociedade. Afinal, tudo está em constante mudança e cada vez mais o mercado está acelerando. Quem não se adaptar, provavelmente não terá oportunidade de crescer.

O público procura cada vez mais comodidade e preços acessíveis, usando, assim, quaisquer meios para obter isso. Dessa forma, o marketing digital se mostra essencial. Os especialistas Jones e Ryan o definem como: 

“O marketing digital pode ser considerado uma evolução do marketing tradicional, apropriando-se de tecnologias digitais (internet, softwares, plataformas, dispositivos, devices, entre outros) que permitam às pessoas se conectarem umas com as outras, onde, quando e pelo motivo que desejarem.”

Assim, percebemos que o marketing digital é utilizado principalmente para gerar relacionamento entre as empresas e seus clientes. Esse contato pode e deve aumentar as vendas e o reconhecimento de marca. Segundo pesquisas, 98,8% das pessoas já compraram em uma loja virtual, e então, por que você ainda não começou?

Por onde começo a estratégia de marketing digital?

Marketing Digital para a indústria - Agência Tribo - Marketing Digital

Existem diversas razões pela qual você pode começar a utilizar o marketing digital, seja para vender, seja para conquistar público ou até mesmo para encontrar emprego. Assim, os primeiros passos para entender ele é saber que não é tão fácil quanto parece.

Com toda certeza, o marketing digital é algo mais aplicável e simples, porém, não é de um dia para o outro que você vai aprender. Por isso, separamos então algumas dicas para quem quer começar:

1. Estude!

Sim, bem clichê, não é? Mas estudar e adquirir conhecimento sobre o setor é o primeiro passo antes de pensar sua estratégia. Afinal, um bom planejamento sempre precisa ser feito antes do projeto começar.

Você pode fazer uma faculdade, uma pós-graduação e até mesmo cursos gratuitos em sites de referência, como por exemplo:

Aprendendo o básico sobre marketing digital, você já pode começar a aplicar. Então, comece pelo conhecimento!

2. Entenda que os resultados não vão aparecer de um dia para o outro

Não, você não vai conseguir 10 mil reais de um dia para o outro usando o marketing digital. Esses resultados são a exceção da exceção, então tome muito cuidado com suas metas e métricas. Tenha em mente que o marketing digital é um trabalho de construção diária.

Algumas ações podem se tornar virais, mas o mais comum é que não. Usar a criatividade, oferecer conteúdo de valor e ter periodicidade podem ajudar nesse caminho para o sucesso.

3. Desenvolva sua mentalidade estratégica

Outro ponto muito importante no início do marketing digital é desenvolver uma mentalidade estratégica. Ou seja, começar a pensar focando nos melhores resultados. Essa mentalidade faz com que você esteja a todo momento ligado para um possível insight.

Anotar ideias, estruturar e validar é muito importante, então, quando estiver aprendendo algo, com algum profissional interessante ou trabalhando, sempre tenha algo para anotar do lado.

Para desenvolver essa competência, você também pode ler livros de especialista do setor, como por exemplo:

Esses estudos colaboram no seu pensamento rápido e ajudam a aplicar e desenvolver novas estratégias.

4. Esteja sempre ligado nas tendências

Por fim, mas não menos importante, você precisa entender que no marketing digital, você não tem gosto. Quem tem preferência sempre vai ser seu cliente ou público. Afinal, de que adianta você detestar um estilo musical ou literário e seu público amar? 

Você precisa falar com eles sobre as coisas que eles gostam. Por esse motivo, sempre precisa estar antenado nas maiores tendências. Dê preferência a observar as trends do Twitter e use isso para criar conteúdos e referências que esse público pode gostar.

Use memes se seu projeto/produto/serviço permitir e fale com sua persona da forma que pode trazer mais resultados. Sempre foque no cliente!

Preparado para aplicar o marketing digital no seu negócio?

Em suma, agora que você já sabe por onde começar a aprender sobre marketing digital, chegou a hora de separar esse tempo e começar a aplicar. Então bora colocar a mão na massa e começar a se especializar o quanto antes!

O mercado digital está te esperando com centenas de oportunidades de negócios, networking e vendas! Não deixe isso para depois: seu negócio PRECISA estar onde seus clientes estão, ou seja, nesse mundo online.

Vamos juntos avançar!

 

Deixe seu comentário

Novidades Relacionadas

Ver mais

Horário de atendimento: 8h00 às 12h e das 13h às 17h30

Onde estamos: Av. Rio Branco 387, 5º andar | Centro CEP 88015-201 | Florianópolis/SC

Todos os direitos reservados. FAMPESC 2016.

Por NacionalVOX