28/10/2020 #Artigos
O coronavírus (COVID-19) veio com diversas transformações, mas você sabe quais são as maiores mudanças que a pandemia trará aos empreendedores? Vem com a gente falar sobre isso!
O ano de 2020 trouxe consigo muitas surpresas, a maioria, de certa forma, negativas. Entretanto, muito do que podemos perceber é que, como sempre, o mercado vai mudar e essa mudança pode ser positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista.
Isso porque, quem não se adaptar à essas mudanças, tende a ficar para trás. A adaptabilidade é uma das maiores competências empreendedoras e todos precisam entender o que podem ou não realizar em seus negócios.
Mas então, quais serão as grandes mudanças que nenhum empreendedor pode deixar para trás? Vamos descobrir!
A transformação digital é a digitalização dos processos e atividades. Esta ação foi extremamente acelerada pela pandemia, pois todos que procrastinavam seu lançamento no mercado digital, precisaram realizar essa ação.
O mercado digital está crescendo e não fazer parte dele de alguma forma, pode ser extremamente negativo. Ou seja, entenda tudo sobre as tecnologias que estão surgindo, crie páginas nas redes sociais, tenha um site e qualquer outra estratégia que possa lhe render bons resultados.
Já antes da pandemia do coronavírus, a quantidade de trabalhadores home office já era significativa:
segundo o IGBE, em 2018 havia quase 4 milhões de pessoas neste formato de trabalho
Durante a quarentena, as empresas precisaram adaptar seus processos ao mundo digital. Assim, o home office se torna uma tendência a ser mantida após a pandemia. Comprovado por uma pesquisa do FGV que confirma um crescimento de 30% no crescimento do home office após a pandemia.
Isso porque muitos empresários perceberam o quão pode ser acessível e lucrativo para ambas as partes. Seja o tempo que seu colaborador economiza, seja com a produtividade, isso gerou uma grande diferença.
segundo a Pulse, em 2020, desde o início da pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos em trabalhos remotos.
Ou seja, com o home office, o conforto aumentou, a produtividade também. Entretanto, um cuidado essencial a ser tomado foi com a saúde mental e a família, que são os grandes obstáculos.
O Ensino a Distância também teve seu espaço durante a pandemia. Antes da pandemia, já havia mais de 1,5 milhão de alunos no EAD. Entretanto, agora, as universidades e escolas precisaram se adaptar para este novo mundo. Entretanto, muitos pontos negativos foram observados.
Por exemplo, segundo o Instituto Península, 83% dos professores não se sentem preparados para dar aulas online. Os próprios alunos tiveram muitas dificuldades para a adaptação rápida ao ensino, bem como a falta de acesso a isso por comunidades e pessoas carentes.
O comportamento de compra dos consumidores também se transformou. O aumento das compras no mercado digital foi enorme. O ano de 2020 foi o ano da primeira compra online de 13% dos brasileiros.
Pode não parecer, mas este é um número gigantesco, com destaque para compras de alimentos e bebidas para consumo imediato. Dessa forma, um empreendedor precisa entender como entrar neste mundo digital e se seu produto se encaixa na estratégia.
Vender no mercado online pode ser uma boa pedida para quem trabalha com varejo ou restaurantes e lancherias!
Em suma, falamos muito sobre a necessidade de se adaptar às novas mudanças do mercado. Quem tinha medo ou receio de inovar, precisou se movimentar, ou parar de vez. Desenvolver a competência da adaptabilidade é imprescindível para os empreendedores de 2020.
Em conclusão, então, quais são as mudanças que você e sua empresa precisaram passar durante a pandemia?
Horário de atendimento: 8h00 às 12h e das 13h às 17h30
Onde estamos: Av. Rio Branco 387, 5º andar | Centro CEP 88015-201 | Florianópolis/SC
Todos os direitos reservados. FAMPESC 2016.
Por NacionalVOX