Quando falamos em empreender, também falamos de planejar e organizar e, dentro disso, está o plano de negócios. A maior parte dos empreendimentos atuais de sucesso tem um plano de negócios bem definido, no entanto, a preocupação com sua dificuldade deve ser deixada de lado: um plano de negócios não é tão difícil de ser feito.
Quer descobrir? Vem ler esse artigo com a gente!
O que é um plano de negócio
Um plano de negócios é um planejamento documentado com todos os passos e objetivos que sua empresa busca alcançar. Isso é definido através de uma análise profunda do mercado e do negócio, não apenas um conjunto de “achismos” e especulações.
Dessa forma, esse planejamento visa analisar e estruturar pontos estratégicos, mercadológicos, operacionais e financeiros. De modo que todas as ações sejam definidas e colocadas em prática com maior eficácia.
Qual a importância de um plano de negócios?
Um plano de negócios é extremamente essencial para um empreendedor, principalmente por causa de seu elaborado planejamento. Com ele, é possível estar preparado para qualquer cenário, simulando situações favoráveis e não favoráveis. Também é possível ter um alinhamento entre os colaboradores e relatórios comparativos que mostram suas realizações e correções.
Como fazer um plano de negócios?
Agora que você sabe o que é e qual a importância de fazer um plano de negócios, vamos colocar em prática? Vamos entender como montar esse planejamento para sua empresa!
1. Análise SWOT
A análise SWOT é responsável por analisar seu empreendimento e seus stakeholders. Suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças precisam ser definidas nessa fase, entendendo como cada atividade pode afetar seu empreendimento de forma positiva e negativa.
2. Análise do mercado
Conheça o tamanho do seu mercado e posicione sua empresa dentro dele. Analise seu público alvo, ou seja, o consumidor para quem seu produto é oferecido e verifique se seu produto é alinhado com as necessidades do mercado. Procure saber, através de uma pesquisa, onde seu público se encontra e quem é ele.
Analise seus concorrentes e identifique pontos positivos e negativos em cada um, entendendo sua força e diferencial. Saiba quem são seus concorrentes, onde eles se encontram e que público atendem.
3. Crie um plano operacional e financeiro
Ter objetivos operacionais e financeiros é essencial para um bom negócio. Assim, você terá em mãos relatórios e análises de onde pode investir e onde não deve, em que fase cada projeto se encontra e como as ações estão sendo colocadas em prática.
É necessário entender o processo de cada produto desde o local a ser fabricado, à quantidade e as pessoas que serão envolvidas. Da mesma maneira, calcula-se os custos de locação, contas, salários e manutenções.
4. Plano de marketing
O plano de marketing é uma das últimas etapas de um plano de negócios. Isso acontece porque o setor de marketing necessita de todos os dados e análises realizados anteriormente para que seja possível ter um objetivo de marketing e comunicação bem definido.
Agora, define-se como seu produto será apresentado ao público-alvo e como ele se irá se destacar entre a concorrência. Também é documentado o valor do investimento e as ações a serem feitas.
Chegamos ao fim da lista, mas não se preocupe! Nós temos outro artigo fresquinho para você ler realizar seu trabalho com mais produtividade!