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O que são competências? Saiba TUDO sobre as suas!

Atualmente, no mercado de trabalho, as competências estão sendo cada vez mais analisadas com cuidado. Porém, talvez o conceito de competência que você conhece, não seja o mais correto.

Competência é um termo que surgiu na gestão de Recursos Humanos (RH) na década de 1970 e até hoje se perpetua no mundo corporativo. Segundo o dicionário, significa:

capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo a respeito de que é versado; idoneidade.

soma de conhecimentos ou de habilidades.

saber linguístico inconsciente, graças ao qual o indivíduo é capaz de construir, reconhecer e compreender frases gramaticais em sua língua, mesmo as nunca ouvidas antes.

Para Philippe Zarifian, um grande autor e contribuinte da área, competência é:

“tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações”

Dessa forma, competências, segundo os especialistas, são um conjunto de Conhecimentos (know-what), Habilidades (know-how) e Atitudes (know-why) que uma pessoa tem sobre determinada área.

Por que devo conhecer as competências dos colaboradores?

Gestão por Competências – O que é e como implementar

Agora que você já sabe o que são competências, vamos entender onde elas se aplicam na sua empresa. Porém, esses detalhes são simples, porque elas podem ser aplicadas em três casos extremamente importantes:

• Deseja contratar uma nova pessoa para o time;

• Busca entender quais as necessidades de treinamento do time;

• Compreender o que é necessário para cada atividade dentro da empresa;

Ou seja, são elas que guiam o desenvolvimento, principalmente o Recursos Humanos – RH, da sua empresa.

Isso porque, ao utilizar a gestão por competências, você poderá ter um time pronto e proativo em suas respectivas áreas, atuando onde lhes oferece mais resultado.

Quais são as maiores competências a serem analisadas?

Assim, se você já entende o que são competências e porque deve analisá-las, seria interessante conhecer algumas das mais importantes. Uma coisa deve ser deixada  bem clara: cada profissão, cada atividade, cada função tem competências diferentes.

As competências mais procuradas de forma geral são:

1. Princípios morais

A ética é imprescindível dentro de uma organização. Assumir a responsabilidade por seus erros, respeitar acordos e saber se portar em certas situações é essencial.

Ou seja, o respeito e forma de comunicação precisam estar alinhados à missão, visão e valores da empresa. Isso também representa a confiança que pode ser depositada em você.

2. Pensamento criativo

O pensamento criativo é muito importante porque você pode melhorar o seu desempenho e o da sua empresa através de novas ideias.

Inovar e renovar seu ambiente de trabalho, quando possível, é trabalhar em novas soluções criativas para problemas diários.

3. Controle de estresse

Estamos em um mercado que diariamente precisa se renovar. É extremamente comum viver sobre pressão ou estresse em um ambiente de trabalho, porém, você precisa saber lidar com isso.

4. Conhecimento de softwares e programas

É muito comum, atualmente, que os cargos necessitem de algum tipo de conhecimento técnico sobre softwares e programas.

Neste caso, seja na candidatura para a vaga, seja já atuando, você precisa ter o nível de conhecimento que se pede para realizar sua função com sucesso.

5. Comunicação verbal e escrita

Esta é uma das competências mais importantes, pois a comunicação é essencial para um bom resultado. Assim, você deve saber como se comunicar com os diferentes níveis da hierarquia, seja de forma verbal, seja de forma escrita.

Entenda a formalidade e informalidade e saiba exatamente quando usar cada um.

6. Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe se tornou uma competência essencial para todos. Isso porque as atividades assim estão se tornando bem mais comuns.

Todos precisamos saber lidar com parceiros de trabalho, parceiros de projeto e os nossos clientes. Por isso, essa é uma competência essencial em qualquer nível da hierarquia empresarial.

7. Planejamento estratégico

Essa também está sendo uma das competências mais requisitadas atualmente, pois pessoas que conseguem planejar estrategicamente, tem melhores resultados.

Assim, identificar tendências e desenvolvimentos, analisar processos e sistemas e antecipar os obstáculos com um plano de contingência são essenciais.

Agora que você já sabe o que são competências, vamos aplicar no dia a dia?

Em suma, agora que já entendeu o que são competências, porque você não fica com a gente e vê nossos dois artigos que podem te ajudar bastante.

Primeiro, saiba quais são as 7 competências ESSENCIAIS para um empreendedor, clicando aqui!

Segundo, entenda como aplicar a gestão por competências na sua empresa, clicando aqui!

Vem com a gente e faça sua empresa crescer!

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