O coronavírus (COVID-19) veio com diversas transformações, mas você sabe quais são as maiores mudanças que a pandemia trará aos empreendedores? Vem com a gente falar sobre isso!
O ano de 2020 trouxe consigo muitas surpresas, a maioria, de certa forma, negativas. Entretanto, muito do que podemos perceber é que, como sempre, o mercado vai mudar e essa mudança pode ser positiva ou negativa, dependendo do ponto de vista.
Isso porque, quem não se adaptar à essas mudanças, tende a ficar para trás. A adaptabilidade é uma das maiores competências empreendedoras e todos precisam entender o que podem ou não realizar em seus negócios.
Quais serão essas mudanças?
Mas então, quais serão as grandes mudanças que nenhum empreendedor pode deixar para trás? Vamos descobrir!
1. Transformação digital
A transformação digital é a digitalização dos processos e atividades. Esta ação foi extremamente acelerada pela pandemia, pois todos que procrastinavam seu lançamento no mercado digital, precisaram realizar essa ação.
O mercado digital está crescendo e não fazer parte dele de alguma forma, pode ser extremamente negativo. Ou seja, entenda tudo sobre as tecnologias que estão surgindo, crie páginas nas redes sociais, tenha um site e qualquer outra estratégia que possa lhe render bons resultados.
2. Home Office
Já antes da pandemia do coronavírus, a quantidade de trabalhadores home office já era significativa:
segundo o IGBE, em 2018 havia quase 4 milhões de pessoas neste formato de trabalho
Durante a quarentena, as empresas precisaram adaptar seus processos ao mundo digital. Assim, o home office se torna uma tendência a ser mantida após a pandemia. Comprovado por uma pesquisa do FGV que confirma um crescimento de 30% no crescimento do home office após a pandemia.
Isso porque muitos empresários perceberam o quão pode ser acessível e lucrativo para ambas as partes. Seja o tempo que seu colaborador economiza, seja com a produtividade, isso gerou uma grande diferença.
segundo a Pulse, em 2020, desde o início da pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos em trabalhos remotos.
Ou seja, com o home office, o conforto aumentou, a produtividade também. Entretanto, um cuidado essencial a ser tomado foi com a saúde mental e a família, que são os grandes obstáculos.
3. Educação a Distância
O Ensino a Distância também teve seu espaço durante a pandemia. Antes da pandemia, já havia mais de 1,5 milhão de alunos no EAD. Entretanto, agora, as universidades e escolas precisaram se adaptar para este novo mundo. Entretanto, muitos pontos negativos foram observados.
Por exemplo, segundo o Instituto Península, 83% dos professores não se sentem preparados para dar aulas online. Os próprios alunos tiveram muitas dificuldades para a adaptação rápida ao ensino, bem como a falta de acesso a isso por comunidades e pessoas carentes.
4. Compras on-line
O comportamento de compra dos consumidores também se transformou. O aumento das compras no mercado digital foi enorme. O ano de 2020 foi o ano da primeira compra online de 13% dos brasileiros.
Pode não parecer, mas este é um número gigantesco, com destaque para compras de alimentos e bebidas para consumo imediato. Dessa forma, um empreendedor precisa entender como entrar neste mundo digital e se seu produto se encaixa na estratégia.
Vender no mercado online pode ser uma boa pedida para quem trabalha com varejo ou restaurantes e lancherias!
5. Adaptação
Em suma, falamos muito sobre a necessidade de se adaptar às novas mudanças do mercado. Quem tinha medo ou receio de inovar, precisou se movimentar, ou parar de vez. Desenvolver a competência da adaptabilidade é imprescindível para os empreendedores de 2020.
Em conclusão, então, quais são as mudanças que você e sua empresa precisaram passar durante a pandemia?