Blog

HOME OFFICE: sonho ou pesadelo?

Você trabalha em home office ou seu maior sonho é trabalhar? Esse é o sonho de muitos brasileiros, mas com o início da pandemia do coronavírus, esses sonhos tiveram caminhos diferentes!

Home office = trabalho em casa

O home office é uma forma de trabalho remoto que vem crescendo nos últimos tempos. Sua premissa garante sustentabilidade e um melhor bem estar dos colaboradores, bem como a diminuição do custo para as empresas.

A pandemia do coronavírus trouxe o home office em total ativa. Porém, o que estamos vivendo não é o home office, e sim, uma quarentena.

Entretanto, muitas pessoas conseguiram se adaptar muito bem às mudanças do mercado, buscando a sobrevivência.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield, aponta que quase 74% das companhias pretendem instituir o trabalho remoto depois que a crise passar.

Essas mudanças poderão ser vistas daqui a um ou dois anos, mas as empresas que podem ser digitais, não vão perder esta oportunidade. 

home office 1

Para as empresas é uma atividade extremamente positiva, e para você? Você acha que o home office pode ser uma boa oportunidade para você?

Bem, nós separamos o sonho e o pesadelo de todo home office, então vamos ver se é uma forma de trabalho legal para você?

O home office é uma boa forma de trabalho se:

  • Sua atividade pode ser feita remotamente sem ser afetada na questão de qualidade e desenvolvimento;
  • Gosta de trabalhar sozinho, sem muito contato com os outros colaboradores, apenas com quem é necessário e quando necessário;
  • É disciplinado e consegue estruturar o planejamento das atividades da semana com sucesso;
  • Não gosta de procrastinação e consegue resistir a tal situação, realizando suas atividades proativamente;
  • Sabe compensar os horários do seu trabalho da mesma forma que presencialmente, entendendo o tempo extra que tem, mas sempre com foco nos seus objetivos;
  • Acredita que está perdendo muito tempo se deslocando, seja no trânsito, seja no caminho ou em algumas atividades, você pensa que pode usar melhor esse tempo;
  • Tem um espaço agradável para trabalhar, com estrutura de escritório, mesa e cadeira, iluminação e decoração que te inspiram;
  • Ao trabalhar em casa, você percebeu que está bem menos estressado(a), organizando melhor o seu tempo entre trabalho, família e lazer;
  • Você tem tempo para praticar exercícios ou resolver problemas de última hora em clientes, caso seja necessário;
  • Percebe que tem mais comodidade, conforto e qualidade de vida trabalhando em casa;
  • Se mostra mais produtivo no home office;

O home office não é uma boa forma de trabalho se:

  • Você é procrastinador, sempre deixa tudo para depois. Isso vai acabar acontecendo com o seu home office também;
  • Você se distrai com facilidade. Acaba deixando o trabalho de lado vendo netflix, indo fazer um lanche a cada cinco minutos e outros;
  • Gosta de receber sua dose de criatividade no caminho para o trabalho e não consegue ter ideias em casa;
  • Não tem os equipamentos ou um espaço adequado para se instalar em casa. Afinal, um local apropriado é essencial para um bom trabalho;
  • Não confia no seu trabalho remoto pois acredita que presencialmente, com seus colegas, tem um trabalho com mais resultados;
  • Você depende de maquinário que não pode ter em casa. Ou seja, seu trabalho é extremamente manual e não tem possibilidade de locomoção do serviço.

Você vai começar a trabalhar em home office? Veja algumas dicas!

home office 2

Em conclusão, agora que você já sabe do que se trata o home office e se existe a possibilidade de você trabalhar nele com sucesso. Por isso, separamos algumas dicas para quem vai começar a trabalhar assim:

Tenha um local inspirador

Crie um espaço que possa ser chamado de seu escritório e personalize como você se sentir mais criativo para trabalhar em seu home office. Mas lembre-se de cuidar da sua saúde com produtos ergonômicos e que não o deixem cansado.

Evite interferências

Vai começar a trabalhar? Coloque seu celular no modo pomodoro e só olhe em caso de necessidade. Portanto, planeje seus horários de pausa e lazer, mas sem interferir na sua atividade.

Cumpra o seu horário

Defina um horário de trabalho e o cumpra regularmente, de preferência, siga o mesmo horário do trabalho presencial pois é mais fácil contatar pessoas envolvidas no processo. Assim, você terá uma rotina e seu home office será mais fácil.

Faça exercícios físicos

No home office, acabamos ficando muito tempo parados na mesma posição. Por isso, procure alongar-se e fazer exercícios físicos durante o dia. Caminhe, alongue, vá para a academia.

Vista-se adequadamente

Pode não parecer, mas trabalhar de pijama diminui muito a produtividade. Portanto, procure utilizar roupas mais casuais, mas que transmitem certa atividade e trabalho. Se seu trabalho pedir por mais formalidade, apresente-se como tal.

Saiba ter o seu lazer

O home office abre muitas brechas para trabalhar o dia e a noite toda. Às vezes, pode acontecer de você trabalhar até mais tarde ou terminar mais cedo, portanto, tome cuidado com a sua rotina e da sua saúde mental.

Aproveite seus momentos para meditar ou fazer algo que estimule você a continuar. Afinal, a sua motivação nesse momento é muito importante para que o seu home office funcione com sucesso.

 

Outra coisa muito legal que conseguimos fazer em home office é nos especializar. Realizar cursos online que nos agreguem mais e nos façam crescer. Nós separamos um artigo sobre alguns sites que você pode utilizar para estudar e ser espetacular no que faz. Vem com a gente!

VEJA TAMBÉM: